O que é a psiconautia?



Um psiconauta (do Grego ψυχοναύτης, significa literalmente um navegador da mente/alma) é uma pessoa que usa os estados alterados de consciência, intencionalmente induzidos, para investigar a própria mente e, possivelmente, encontrar respostas para questões espirituais através de experiências diretas. Psiconautas são pluralistas e buscam explorar tradições místicas de religiões variadas, meditação, sonho lúcido, tecnologias como brainwave entrainment e privação sensorial, e frequentemente drogas psicodélicas e enteógenas.
Porque as técnicas que alteram a consciência podem ser perigosas, psiconautas geralmente preferem trabalhar suas experimentações sozinhos ou com uma pessoa de confiança. Sendo assim, eles têm aversão ao uso de estados alterados em meios sociais ou festas. Eles tomam esse tipo de uso como irresponsável e perigoso.
O objetivo de tais práticas pode ser responder questões sobre como a mente trabalha, melhorar um estado psicológico, responder questões existenciais ou espirituais, ou melhorar o desempenho cognitivo do dia a dia.

O psiconauta
Enquanto alguns psiconautas se abstém de drogas psicoativas e desencorajam seus usos, outros encorajam, e o termo psiconauta é frequentemente mal-interpretado como implicando em uso de drogas frequente. A maioria dos psiconautas argumenta que o uso de consciência alterada é diferente do uso social ou recreacional, e seus usos podem ter ou não um significado religioso ou espiritual para eles.


Uso do termo
Psiconauta é um termo moderno usado para descrever uma pessoa que usa tecnologias ou mais especificamente substancias alternadoras da mente, mais pelas suas características enteógenas que seus efeitos inebriantes ou sociais.

Com efeito, eles são utilizados como um meio para atingir estados da mente em que diferentes percepções, sem impedimentos dos filtros e processos do quotidiano mental, podem surgir. Psiconautas acreditam que quando uma substância alteradora da mente é usada com esse intento, seus efeitos podem ser a alteração da vida e não meramente alucinações. Uma descrição alternativa é que enquanto alguns aspectos da experiência pode ser alucinatória, as realizações causadas por essas alucinações, o impacto da experiência a longo prazo são reais, geralmente positivo e duradouro.

O termo é usualmente associado com práticas neo-xamanismo; entretanto, vários distinguem entre a exploração mental do psiconauta, e a prática autêntica do xamanismo orientada à cura

Comentários